CONGRESSO INTERNACIONAL - TESTE

SAÚDE E SOCIEDADE - TESTE

Congresso da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - TESTE

Desafios para uma Atenção Primária à Saúde responsiva e resiliente. - TESTE

Orientações

As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos, a saber:

– Promoção da Saúde
– Avaliação de Políticas e Programas de Saúde
– Educação na Saúde
– Atenção Psicossocial
– Políticas Públicas e Gestão em Saúde

Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro autor, desde que em eixos diferentes, sem limite para participação como coautoria.

Salienta-se que não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos.

Os trabalhos devem ser inscritos no site do Congresso até o dia 28 de julho de 2019 e só serão apresentados mediante pagamento, que deve ser realizado até dia 19 de agosto de 2019.


Submissão de Trabalhos

Cada autor que deseja submeter seu resumo à avaliação deverá escolher um dos eixos temáticos da lista ofertada anteriormente e uma das seguintes categorias de submissão:

Relato de Pesquisa Original

Os Relatos de Pesquisa Original são trabalhos originais realizados por pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas e profissionais dos serviços de saúde.

Resumo

  • Título: Objetivo, conciso e informativo. Deve ser escrito com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores: Informar nome completo, nome em formato para referência, e filiação institucional (somente a principal). O autor principal deve ser informado primeiro e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 6 autores.
  • Resumo: O resumo deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos NÃO devem ser preenchidos com letras em caixa alta.
    • Introdução: Até 400 caracteres com espaço.
    • Objetivo(s): Até 250 caracteres com espaço.
    • Metodologia: Até 700 caracteres com espaço.
    • Resultados: Até 700 caracteres com espaço.
    • Conclusões/Considerações: Até 450 caracteres com espaço.
    • Referências Bibliográficas: Até 500 caracteres com espaço.

Relato de Experiência

Os Relatos de Experiência descrevem o objeto da experiência, o contexto onde essa ocorreu, a descrição da execução, o período da realização, local e sujeitos envolvidos, técnicas adotadas, análise crítica dos resultados, lições aprendidas contribuições para a discussão dentro do eixo temático.

Resumo

  • Título: Objetivo, conciso e informativo. Deve ser escrito com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores: Informar nome completo, nome em formato para referência, e filiação institucional (somente a principal). O autor principal deve ser informado primeiro e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 6 autores.
  • Resumo: O resumo deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos NÃO devem ser preenchidos com letras em caixa alta.
    • Período de Realização: Até 100 caracteres com espaço.
    • Objeto da Experiência: Até 150 caracteres com espaço.
    • Objetivos: Até 300 caracteres com espaço.
    • Metodologia: Até 500 caracteres com espaço.
    • Resultados: Até 500 caracteres com espaço.
    • Análise Crítica: Até 500 caracteres com espaço.
    • Conclusões/Recomendações: Até 450 caracteres com espaço.
    • Referências Bibliográficas: Até 500 caracteres com espaço.

Resumo de Estudos de Revisão

Os Estudos de revisão podem ser apresentados nas modalidades de revisões sistemáticas, revisões integrativas ou metanálises.

Resumo

  • Título: Objetivo, conciso e informativo. Deve ser escrito com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores: Informar nome completo, nome em formato para referência, e filiação institucional (somente a principal). O autor principal deve ser informado primeiro e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 6 autores.
  • Resumo: O resumo deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos NÃO devem ser preenchidos com letras em caixa alta.
    • Introdução: Até 400 caracteres com espaço.
    • Objetivo(s): Até 250 caracteres com espaço.
    • Metodologia: Até 700 caracteres com espaço.
    • Resultados: Até 700 caracteres com espaço.
    • Conclusões/Considerações: Até 450 caracteres com espaço.
    • Referências Bibliográficas: Até 500 caracteres com espaço.

Trabalhos completos de Pesquisa Original

Os trabalhos de Pesquisa Original, os quais irão concorrer à premiação, são trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que tem um método científico explicitado e que descrevem os resultados de forma crítica.

Estrutura do texto

  • Introdução: Até 3.500 caracteres com espaço.
  • Objetivos: Até 400 caracteres com espaço.
  • Desenvolvimento: Até 15.000 caracteres com espaço.
  • Conclusão: Até 1.500 caracteres com espaço.
  • Referências: De preferência datadas nos últimos cinco anos e no mínimo 10 referências, até 2.500 caracteres.

Resumo Outras linguagens

Destinadas a apresentação de múltiplas práticas e reflexões sobre saúde e sociedade que se expressem em linguagens mais artísticas e menos convencionais no campo científico e acadêmico.

Os interessados em apresentar outras linguagens (fotografias, pintura/desenho, poesia), que não a escrita, deverão seguir as orientações a seguir:

  • Título
  • Autores
  • Síntese da experiência do autor com a linguagem escolhida (No mínimo 500 palavras com caracteres)
  • Dados técnicos (equipamentos, materiais, técnicas utilizadas) para as categorias fotografia e pintura/desenho.
  • Fotografia: Poderão ser enviadas no máximo cinco imagens no formato JPEG ou PDF;
  • Pintura/desenho: Poderá ser enviada a fotografia da pintura ou do desenho no formato JPEG ou PDF;
  • Poesia: Poderá ser enviada na íntegra no formato PDF.

Modalidade de Apresentação

Os trabalhos submetidos na categoria Relato de Pesquisa e Relato de Experiência poderão ser apresentados nas modalidades:

Comunicação Oral Curta

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão expostos na forma de e-pôster e apresentados em roda de conversa, com debate mediado pela coordenação de cada sessão. Cada seção temática reunirá até dez trabalhos e terá duração de 90 minutos.

Cada relator terá até cinco minutos para apresentação. Ao final das apresentações, haverá debate com os relatores e público participante mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.

Comunicação Oral

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Oral expostos em slides, reunindo trabalhos por sessão, com duração de 90 minutos.

Cada relator terá até dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os relatores e público presente, mediado por um coordenador a ser designado pela Comissão Científica.

Outras linguagens

Os trabalhos submetidos como Outras linguagens deverão atender as seguintes recomendações:

  • Fotografia(s): Deverão ser impressas no tamanho 30x40cm para apresentação/exposição;
  • Pintura/desenho: Deverá trazer a pintura para apresentação/exposição;
  • Poesia: Deverá ser impressa para apresentação/exposição em folha A4, gramatura 40 kg; fonte Times New Roman; tamanho 14; espaçamento 1,5; ilustrada ou não de acordo com a preferência do autor.

Cada autor terá sua obra exposta e/ou apresentada em sessão específica.

Após as apresentações, haverá debate com os autores e público presente, mediado por um coordenador a ser designado pela Comissão Científica.

Envio de Resumos

Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito “Meus Trabalhos”.

Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação.

Os resumos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol.

Os itens a serem preenchidos para submissão do resumo:

  • Tema: Selecionar de acordo com a listagem dos eixos temáticos.
  • Relator do trabalho: Indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
  • Modalidade de apresentação: Escolher uma das duas opções disponíveis:
    • (a) Comunicação Oral Curta
    • (b) Comunicação Oral
    • (c) Outras Linguagens

Na modalidade Outras Linguagens está dispensada a coautoria de trabalhos, bem como a vinculação a eixo temático. Estes trabalhos devem estar alinhados com o tema do evento “Democracia e Desafios Contemporâneos”.

Critérios para avaliação de trabalhos

Além da observância aos requisitos dos trabalhos já explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

  • Adequação à temática do congresso e ao eixo temático selecionado;
  • Relevância, atualidade e inovação do conteúdo apresentado;
  • Consistência teórica, clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
  • Impacto perante as políticas de saúde regionais, nacionais ou internacionais;
  • Adequação da metodologia utilizada;
  • Qualidade da sistematização e organização do trabalho submetido, observando a capacidade de síntese e clareza de exposição;
  • Adequação do título.

Premiação, certificação e publicação dos anais

Serão selecionados três trabalhos completos para premiação. A premiação se constituirá da publicação de um capítulo no Livro que socializará a produção científica local, nacional e internacional como suporte à implementação de políticas em saúde.

Os autores que tiverem seus trabalhos premiados poderão ser contatados posteriormente pela Comissão Científica do evento para revisão e submissão do trabalho na íntegra com um prazo para reenvio até 30 dias.

Na área restrita do autor responsável pelo resumo, será disponibilizado apenas um certificado por trabalho aprovado, no site do congresso, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores. Para acessar a área restrita, o apresentador deverá utilizar o seu login e a sua senha.

O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha, para ter acesso ao seu certificado de participação.

Os anais serão disponibilizados no site do congresso. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita.

Datas e prazos importantes

Abertura das inscrições e das submissões dos trabalhos 01 de setembro

Final do Prazo de submissão dos trabalhos 15 de outubro

Prorrogação do prazo de submissão (divulgaremos só no dia 15 de outubro essa informação) 22 de outubro

Período para avaliação dos trabalhos 22 de outubro – 30 de outubro

Resultado dos trabalhos 30 de outubro

Inscrições deverão permanecer abertas até o limite de 600 inscritos pagantes – com possibilidade de ampliação