CONGRESSO INTERNACIONAL - TESTE

SAÚDE E SOCIEDADE - TESTE

Congresso da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - TESTE

Desafios para uma Atenção Primária à Saúde responsiva e resiliente. - TESTE

Sobre

Apresentação

O Ceará é rico em peculiaridades. Dividindo seu terreno entre serras, sertão e mar na imensidão do semiárido, experimenta uma riqueza cultural própria, vinda de uma história de crescimento e luta.

Situada na Região Norte, a cidade de Sobral tem sido referência no que tange crescimento econômico e educacional, possuindo empresas estratégicas para o desenvolvimento do Estado e formação de profissionais para a área da saúde com itinerários formativos pautados para o Sistema Único de Saúde.

Desde os anos de 1960 esta cidade é figurada como um polo educacional universitário, para onde pessoas de cidades circunvizinhas se deslocam diariamente (ou mesmo residem) para garantir o acesso ao ensino superior. Com o pioneirismo da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), esta cidade aumentou seu escopo de oferta ao ensino universitário com a instituição de um Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará e o surgimento de Faculdades privadas como o Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) e Faculdades Luciano Feijão (FLF).

Destaca-se ainda, a Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia enquanto potente articuladora entre as Instituições de Ensino Superior e o sistema de saúde.

Ainda em Sobral são ofertados Programas de Pós-graduação Stricto Sensu na área da saúde e afins, como os Programas de Pós-graduação em Saúde da Família, com o Mestrado Acadêmico em Saúde da Família (UFC), Biotecnologia (UFC), Ciências da Saúde (UFC), e Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste em Saúde da Família com Nucleação da UVA (RENASF/UVA).

Este cenário ainda se enriquece pelo processo histórico na construção e efetividade da Estratégia Saúde da Família e da Educação Permanente como estratégias de atenção e gestão respectivamente, o que tem possibilitado o desenvolvimento dos trabalhadores e transformação dos processos de trabalho, contribuindo para a conformação de um Sistema Saúde Escola.

O Ceará é protagonista na atenção primária, tendo sido o estado onde os agentes comunitários de saúde foram primeiramente implantados e contribuído substancialmente para a criação e implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) como forma organizacional da Atenção Primária à Saúde (APS) no país.

Neste sentido, a potência desse território justifica a escolha como o cenário propício para o desenvolvimento do III Congresso Internacional Saúde e Sociedade e I Congresso da Rede Nordeste em Saúde da Família. As edições anteriores do Congresso Internacional Saúde e Sociedade já reuniram 800 participantes em cada edição, com estudantes, professores, trabalhadores da saúde e representantes de movimentos sociais de diversos estados do país e demais países, com discussões e participações de conferencistas de abrangência internacional.

Objetivos

  1. Reunir pesquisadores, gestores, trabalhadores, estudantes e sociedade civil organizada para fomentar o debate acerca de eixos estratégicos para saúde coletiva sob uma perspectiva interdisciplinar (Promoção da Saúde, Atenção e Gestão em Saúde, Formação e Educação na Saúde, Estratégia Saúde da Família e Saúde Mental), na perspectiva de uma APS resiliente e resolutiva.
  2. Socializar a produção científica local, nacional e internacional como suporte à implementação de políticas em saúde.
  3. Discutir as perspectivas e os desafios da Estratégia Saúde da Família no cenário atual.
  4. Contribuir no processo de desenvolvimento de políticas públicas de saúde, com destaque para Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde e desenvolvimento da Primeira infância.
  5. Fortalecer a parceria interinstitucional entre os programas de pós-graduação do campo Saúde da Família, contribuindo para o diálogo entre as áreas Interdisciplinar e Saúde Coletiva.

Justificativa

A realização deste congresso internacional permitirá um necessário encontro entre produtores de conhecimentos e tomadores de decisão com a finalidade de estreitar vínculos e diminuir o fosso social entre a universidade, sistema de saúde e sociedade.

Representa ainda o estímulo da interiorização uma vez que será realizado em um município do semiárido cearense – Sobral – referência na Atenção Primária à Saúde/Estratégia Saúde da Família. O ápice deste esforço se constitui na possibilidade de divulgar, refletir e discutir aspectos da saúde e da sociedade e sua relação intrínseca, de modo a propiciar o debate desses temas e integrar os diversos atores.

Essa iniciativa exige a integração entre os diferentes campos do conhecimento para que haja a difusão de saberes produzidos no interior de Sistemas Saúde Escola.